sábado, 5 de fevereiro de 2011

Recordando 2010: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS - BOCA DO CÉU


 Sábado (15/05) das 10h às 12h
Contadores brasileiros Causos de vida 2
Da direita para a esquerda
- Gilka Girardello
- Lenice Gomes
- Gislayne Matos

Nícia Grillo 

Arte-educadora com formação e experiência profissional multidisciplinar no Brasil e no exterior. Foi precursora do Movimento de Educação através da Arte e, desde 1980, vem desenvolvendo o projeto “Aprendendo com Histórias: o processo criativo na arte de contar histórias”. Desde 1995 coordena este trabalho através da Associarte – Associação Artesanal de Trabalho Educativo, e da Escola de Arte Granada, localizada em São Pedro da Serra (RJ).

 Lena das dobraduras

 Giba Pedroza

Contador de histórias, escritor e pesquisador da tradição oral e cultura infantil há vinte anos, realiza cursos e oficinas para professores e público diverso em escolas e instituições, acreditando sempre no papel transformador e revolucionário das histórias e das atividades lúdicas. Nos últimos anos, tem voltado seu trabalho para a pesquisa e valorização da cultura popular, do imaginário infantil e da memória afetiva e cultural, como instrumentos de aprendizado social, cultural e educacional, desenvolvendo rodas de histórias e oficinas sobre o assunto para educadores e crianças.


Foi sensacional! Um dos melhores encontros presenciados naquele momento. Que bom estar ao lado de quem entende o que você pensa, fala, pratica. Resumindo, fala a mesma língua. É como juntar IDIOMAS DIFERENTES + BOAS ESTÓRIAS + CULTURAS DIVERSAS+ INSTRUMENTOS MUSICAIS JAMAIS VISTOS + EXPERIÊNCIAS FANTÁSTICAS + MUITA FILOSOFIA+ AUTORA E CONTADORA REGINA MACHADO + AUTORES DE LIVROS INFANTIS FAMOSOS + MUSICALIDADE + APRENDER + CONHECER = BOCA DO CÉU.
Conheçam o vídeo para saber um pouco mais o que é e como foi acessando o site http://www.bocadoceu.com.br/

Participei:

4ª feira (12/05) às 19h
Hassane Kouyaté e Robert Seven Crows
Abertura: Paulo Freire

 Sábado (15/05) às 17h
Café com Queijo - Espetáculo teatral do Grupo LUME de Campinas.
Conversas e histórias, entremeadas por canções e versos, compartilham com o público vozes e vidas resgatadas da clandestinidade em suas andanças pelo interior do Brasil. No aconchego de uma colcha de retalhos, fala-se um pouco de tudo: de curas para males de saúde e do coração, das artes da conquista, de comida, festa, morte, trabalho, solidão, aculturação.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bares-Biblioteca + blog Biblioteclando

Lendo a revista Super Interessante desse mês (fev/2011) me deparei com um artigo curioso que está virando uma tendência em Los Angeles: é o bar biblioteca. Como assim? É a combinação para quem gosta de beber e ler um bom livro. Vejam as fotos no www.thewellesbourne.com/photos/
Outra novidade é o blog http://biblioteclandoblog.blogspot.com/ Achei super interessante as bibliocoisas, os bibliotrecos e a bibliodiversão, e muito mais. Deem uma olhada, é bacana.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Leia sempre

Ler livros traz uma dupla satisfação: a pessoa se distrai e se beneficia do que aprende. Além disso, exercita o cérebro e acumula sabedoria, o que a deixa feliz.

O que você preferiria ser, uma pessoa que não sabe o que fazer com seu tempo livre ou uma pessoa que deseja ter tempo livre para mergulhar na leitura de um livro empolgante?

Uma pessoa que se aborrece numa sala de espera ou uma pessoa que nem sente o tempo passar porque está entretida com um livro fascinante?

Uma pessoa que só entra em contato com pessoas e idéias medíocres ou uma pessoa que convive com o que as maiores mentes humanas e os mais brilhantes talentos produziram?

Uma pessoa que só ouve historinhas repetitivas de personagens desinteressantes ou uma pessoa que tem acesso a enredos fantásticos e excitantes de autores excepcionais?

Uma pessoa que engole passivamente comerciais e programas de televisão de baixa qualidade ou uma pessoa que cria em sua mente imagens magníficas a partir da leitura de uma obra clássica?

Ler ocupa os pensamentos. A leitura, ao exercitar a imaginação e produzir momentos de deleite, pode contribuir poderosamente para a felicidade. Os leitores regulares têm uma probabilidade aproximadamente de expressar uma satisfação diária.

Scope, 1999