domingo, 7 de novembro de 2010

Bibliojogos ou Jogos da Leitura

 

Bibliojogos ou Jogos da Leitura

Bibliojogos ou jogos da leitura são jogos que incentivam à leitura, veja alguns deles:





1- Desafio de limeriques
Depois da explicação do significado da palavra limerique, cada jogador receberá um limerique para decorar, em um tempo estipulado, e três fichas de EVA. Os limeriques se repetirão três ou mais vezes entre os jogadores. Um participante sorteado jogará o dado, tendo que tirar três ou seis para fazer a apresentação, senão tirar passa sua vez para o colega que está ao lado esquerdo, e assim por diante até alguém tirar o número pedido. Aquele que conseguir apresentará o  limerique. Em seguida outro jogador que tiver o mesmo desafiará: se falar sem errar ganha uma ficha, senão terá que dar uma ficha para o jogador que falou corretamente. O desafio continuará e aqueles jogadores  que tiverem o maior número de fichas, durante o tempo estipulado para o término, levarão para casa novos limeriques.

2 - Criação de histórias – Introdução e finalização de contos
Os jogadores, individualmente, receberão fichas com frases de introdução e finalização de contos, como por exemplo: “Num lugar distante, vivia certa vez um...”; “O galo cantou e meu conto acabou”.  Usando outras variações para início e término de histórias, os alunos conhecerão e criarão histórias com mais criatividade, mudando o tradicional “Era uma vez...”, ou mesmo recontando histórias que já leram ou ouviram (como dica de leitura).


3 - Jogo de associação RESENHA X TÍTULO DO LIVRO
Os jogadores serão divididos em grupos e receberão fichas do jogo: fichas com o resumo de um livro e fichas com o título, autor e ilustração do livro. As fichas serão embaralhadas e os jogadores terão um tempo determinado para ler os resumos e encontrar a outra ficha complementando as informações.

4 - Jogo de associação AUTOR X BIOGRAFIA
Cada jogador receberá uma ficha com a biografia e tentará descobrir qual é o (a) autor (a) a partir das dicas, como por exemplo, alguns livros que escreveu. Outras fichas serão espalhadas na mesa com o nome dos autores. O jogador deverá encontrar o nome do autor e juntar esta ficha com sua biografia.

5 - Jogo de associação LIVRO X RESENHA
Cada jogador receberá uma ficha com a resenha de uma história e tentará descobrir qual é o livro, a partir das dicas que serão colocadas na ficha, como por exemplo, nome dos personagens, autor, tema do livro, ilustração, etc. Em cima da mesa serão colocados todos os livros para que os jogadores folheiem para descobrir qual é o livro que a resenha descreve.




6 - Bingo de livros
Cada jogador receberá uma cartela contendo nove capas de livros reduzidas com o título do livro e 9 fichas em EVA para marcação. Como o bingo comum, ao invés de sortear os números, será contada a história do livro para os alunos identificarem a capa e marcar com a ficha. O jogo termina quando o aluno completar a cartela, ou seja, marcar as nove fichas, identificar as nove histórias.

7 - Quebra-cabeça
O quebra-cabeça será confeccionado com a cópia da capa de um livro infantil colorida e plastificada. Depois cortada em quadrados e em outras formas para dificultar o encaixe. Assim teremos três níveis: fácil, médio e difícil para que os participantes troquem entre si e descubram uma nova montagem. Quando o participante terminar de montar, conferindo com o cartão-resposta, conhecerá o título do livro, autor e demais detalhes da capa.

8 - Dominó da leitura
Cada jogador receberá uma peça do dominó sendo que de um lado é a capa de um livro e do outro a descrição da história. O participante que começará o jogo mediante sorteio fará a leitura da descrição da história e os colegas deverão ficar atentos para saber qual o nome do livro, verificando na peça a capa do livro.  O jogador que estiver com a capa correspondente aquela história (através da descrição dos personagens, local, etc.) dará continuidade ao jogo lendo a próxima descrição e assim continua o jogo, tendo como objetivo principal despertar o interesse pela leitura dos livros indicados. Termina o jogo quando todos encontrarem a sua associação (capa e descrição).


9 - Dinâmica do questionário
Cada jogador receberá uma questão para refletir por alguns minutos e responder na sua vez. Começa pela questão 1, seguindo a numeração, independente de onde o jogador está sentado. O jogador deverá ler a questão em voz alta e dar a sua opinião. Em seguida, os jogadores que quiserem poderão comentar também a sua opinião, complementando ou contrariando as respostas. Continua com a questão 2 e assim por diante, até que a determinação do tempo.Variação: Cada um receberá uma questão para refletir por alguns minutos e responder na sua vez.

Algumas questões:
Você gosta de ler? Por que? O quê?
Em que lugar e momento você costuma ler?
Você faz, na maioria das vezes, uma leitura prazerosa ou obrigatória?
Qual o livro que foi marcante para você?
Qual foi o personagem mais interessante das histórias que você já leu? Por que?
Como você escolhe o livro que vai ler?
Você já leu livros por coleção? Qual?
Qual foi o livro que mais chamou atenção pela ilustração?
Qual o seu gênero literário preferido?

5 comentários:

Professoras do 5º ano disse...

Claudinha, adoro esses jogos que você prepara com tanta carinho para os alunos!!
Eles ficam muito envolvidos e eu também!
Além do capricho que você tem ao produzir a atividade, sabe contar histórias como ninguém!
Parabénssss! Sou sua fã!
Adoro ir à biblioteca!
Bjs.

Professoras do 5º ano disse...

Saí e não respondi às questões...Vamos lá!
Gosto muito de ler! Desde criança adorava ler os livros que a professora indicava na escola. Tive ótimas profªs de LP e isto me ajudou bastante!
Ler jornais, aprendi com meu pai. Ele trazia sempre aos domingos para casa, via-o lendo tão atentamente, que me interessei por essa leitura.Cresci e conheci os livros de Érico Veríssimo, Clarice Lispector,José Mauro de Vasconcelos, Monteiro Lobato, os poemas de Cora Coralina, as histórias de Flávio de Souza, Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Mário Quintana...Ahhh...São tantos! Quando visitei a Bahia, encantei-me com a história de Jorge Amado!...Leio por prazer, mas há momentos, que faço leituras obrigatórias relacionadas ao meu trabalho.Acho que o livro mais marcante na minha infância foi "Meu pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos. Pois, a cada página que virava, me debulhava. Vivi intensamente a história do Zezé, um personagem muito envolvente. Depois, mais crescidinha, apaixonei-me por "Olhai os lírios do Campo", de Érico Veríssimo.
Na verdade, escolho os livros pelo autor, mas a capa e o título também chamam a minha atenção. Não costumo ser fiel às coleções. Hoje, por falta de tempo, mas quando criança, li todos os gibis do Tio Patinhas. Minha mãe me deu o "Almanaque Disney", senti-me "a tal"!Rsrsrsr...Quando estava no Ensino Médio, fiquei fascinda pela Mafalda. Tenho vários livros dela. Às vezes, se estou de mau humor, pego um deles e rio sozinha. Adoro o jeito irreverente dela!
Meu gênero literário preferido são os contos. Viajo com eles!
Bem, o dever me chama!
Bjs, querida!

Professoras do 5º ano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professoras do 5º ano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Amei o blog. Entrei e não tive vontade de sair. Os jogos são interessantíssimos e lhe peço permissão: vou utilizar as ideias, se assim me permitir.